terça-feira, 12 de janeiro de 2016

O que os olhos vêm, a mente acredita


Eu estava assistindo a uma série sobre o maior ilusionista do mundo, Harry Houdini e me chamou a atenção uma frase que ele disse: “O que os olhos vêm, a mente acredita”.

E é tão interessante pensar que a nossa mente pode tirar conclusões diante de coisas que a gente vê, como se fossem verdade.

Às vezes não tem nenhuma verdade no que estamos vendo.

No caso desse ilusionista ele fazia tão bem os seus truques que era difícil alguém se convencer de que o que estava vendo não era genuíno.

Mas o que eu quero dizer, em se tratando dos nossos sentimentos, é o quanto a gente tem que ter cuidado para não acabar sofrendo por ilusões.

Sabe quando a gente sofre imaginando alguma situação?

Isso acontece muito quando alguém sofre por ciúmes, por exemplo.

A pessoa sofre muito mais pela fantasia do que pela realidade, porque muitas vezes nada do que ela imagina está acontecendo.

Ou então quando a gente teme por algo que pode suceder, e visualizamos mil situações diferentes, quando o mais tranquilo e menos desgastante seria apenas esperar e lidar com o fato (isso se ele viesse mesmo a acontecer!).

Eu percebo que as pessoas passam tempo demais gastando energia pensando e se martirizando com suas criações.

Se aprendessem a deixar um pouco de lado toda a quantidade de sofrimento por pensamentos que não são sobre realidades, talvez pudessem usar esse tempo com idéias e atividades agradáveis, produtivas, positivas, investindo essa carga no que fosse indispensável.

O fato é que a gente vive morrendo de medo de sofrer, então ficamos nos adiantando, como se isso fosse uma forma da gente se prevenir ou estar preparado para quando o pior acontecer, não sermos pegos de surpresa (e isto inclui a idéia errônea de que assim não sofreríamos tanto).

Dessa forma nós apressamos tanto esse padecimento e nem percebemos o quanto não vale a pena.

Uma coisa legal da gente praticar é se manter atento aos nossos tipos de pensamentos e a forma como os criamos, assim temos mais chances de barrar esse processo de consumição assim que ele começar.

De quebra passaremos a nos conhecer melhor, identificando nossos níveis de medo, observando como funcionamos nesse sentido.

E para driblar o medo, podemos pensar da seguinte forma: se conseguimos lidar com os sofrimentos no pensamento, por que não conseguiríamos lidar com as situações se elas realmente se concretizarem?

Porque provavelmente grande porcentagem dos cenários que a gente imagina acaba nem acontecendo.

É mais inteligente conduzirmos melhor o que se passa na nossa mente, para que não aconteça como quando estamos diante de uma apresentação de mágica, onde ficamos angustiados e ansiosos, roendo nossas unhas por uma situação que não passa de ficção.


A verdade é que a nossa mente acredita mesmo no que os olhos vêm, e muitas vezes no que não vêm também.

Rosangela Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário