segunda-feira, 13 de abril de 2015

Movimento Padrão


Os psicoterapeutas falam muito sobre os tais movimentos padrões.

Na verdade é algo muito importante para se conhecer.

Nós costumamos viver o nosso dia a dia automaticamente. Vivemos nossos relacionamentos como achamos melhor, e assim levamos a nossa vida.

Mas o que às vezes conhecemos muito pouco sobre nós, são os nossos movimentos padrões.

Movimentos padrões são os nossos comportamentos repetidos inconscientemente, condicionados até, o nosso jeito de nos posicionarmos, de reagirmos, de lidarmos com os eventos da vida.

Por exemplo:

Você é uma pessoa que enjoa fácil das coisas?

Se sim, então é muito provável que você enjoe daquela música, daquela comida, daquela relação, daquela rotina, daquele trabalho, daquele objeto... E se depois de um tempo você “desenjoa” e volta a escutar aquela música, pode ser também que depois de um tempo volte a comer aquela comida, volte a pensar naquele relacionamento, repense o tipo de trabalho, volte a usar aquele objeto. E o ciclo se repete.

Você é uma pessoa que nunca acaba algo que começa?

É provável que comece um curso e não termine, que faça uma promessa para você e não consiga cumprir, que comece uma relação e não a trabalhe o suficiente para mantê-la, que não dê continuidade num tratamento de saúde, que comece o dia na intenção de realizar algo e no final não realize.

Nós nos comportamos e reagimos de forma parecida com tudo o que nos relacionamos, seja com objetos, pessoas, empregos, planos, decisões, tudo.

E como não conseguimos perceber com clareza o que fazemos, acabamos por viver consequências sempre parecidas, resultados parecidos, muitas vezes negativos.

Se eu desanimo no primeiro obstáculo para realizar uma receita de culinária, é provável que desanime diante de uma dificuldade num curso, num passeio, num plano.

Quando nos conhecemos melhor, conseguimos identificar a forma como funcionamos e nos comportamos nos processos, então fica mais fácil separar as dinâmicas, e interferir, podendo assim ajustar os movimentos, mudar os velhos jeitos, melhorando a vida.

Uma pessoa que toma atitudes precipitadas pode sempre fazer uma escolha errada, seja de um prato no restaurante, um emprego inadequado, assumir algo que não consegue dar conta ou até partir para algo mais complicado de ser resolvido, como jogar tudo para o alto no trabalho e abrir um negócio que não dará certo, pois não tem o perfil para atuar naquilo.

E as experiências não necessariamente farão a pessoa mudar, já que ela não percebe como fez. Ela pode se arrepender após cada experiência, sem ligar uma coisa à outra, já que desconhece seus padrões de comportamento.

Por isso é tão importante nos autoconhecermos, e saber que os nossos movimentos padrões ocorrem o tempo todo, e podem nos trazer efeitos bons ou não.


Estando conscientes de como atuamos, nos auto orientamos, e isso faz toda a diferença para uma vida mais feliz, com resultados felizes.

Rosangela Tavares


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário