segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Como trabalhar as crenças inconscientes que te prejudicam


Crenças são teorias que criamos a partir de experiências da nossa vida.

Elas podem se formar até mesmo por algo que não vivenciamos, mas que tenhamos assistido, e que tenha vindo de encontro com algo que já pensamos.

Sem querer, os nossos pais passam muitas crenças para nós.

As crenças positivas refletirão “para sempre” em nosso interior, como quando nossos pais afirmam que somos bons em alguma coisa. Passamos então a acreditar naquilo, e a realizamos sem problemas.

Da mesma forma funcionarão as crenças negativas. Se nossos pais ficarem repetindo que somos muito tímidos, ou incapazes, poderemos seguir tais afirmações por anos e anos, acreditando nisso como uma verdade.

É essencial termos ciência das nossas crenças internas, porque é a partir delas que desenvolvemos outras crenças, e é a partir das nossas crenças que fazemos a nossa realidade.

Se eu gosto muito de dirigir e dirijo bem, provavelmente acredito nisso, criei uma crença de que sou bom nisso, e serei elogiado, e continuarei dirigindo muito bem.

Se você é bom em alguma coisa, provavelmente você tenha conseguido criar uma crença sobre isso, de forma que é tão crente nisso, que não questiona, não conflita, apenas realiza muito bem, sem medo, sem erros, e assim realmente se mantém muito bom nisso.

Da mesma forma que alguém vive uma má experiência e cria uma crença de que tem medo daquilo, que não é bom, que nem tentará mais.

Quando nós criamos uma crença ruim sobre alguma coisa, tendemos a olhar aquele tipo de situação sempre de forma negativa. E toda a vez que algo der errado e tiver a ver com aquilo, diremos a nós mesmos: “Viu? Não disse? Eu já sabia, tenho azar nisso, não adianta”.

Temos que aprender que as crenças estão apenas dentro da nossa mente. São criações nossas. Assim como as crenças positivas.

Os medos são crenças. Se as pessoas superam seus medos, provavelmente conseguiram trocar uma crença por outra, ressignificaram, e passaram a acreditar diferente.

É muito importante que nos autoconheçamos e identifiquemos as nossas crenças negativas. Assim teremos a chance de revê-las e transformá-las.

Se isto não fosse possível, não veríamos todos os dias pessoas se superando, a partir de suas vontades e trabalhos pessoais.

Crenças são teorias que passamos a focar e confirmar.

Reconhecendo-as poderemos fazer algo sobre elas.

Rosangela Tavares







Nenhum comentário:

Postar um comentário