quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Entendendo o que é Perdoar



É conseguir elaborar todas as emoções negativas que tenham surgido a partir de uma situação que significou um ataque e que atingiu alguém em seu emocional.

Uma situação mais simples é mais fácil de ser perdoada, porque a carga de emoções negativas geradas é menor, mais fácil de diluir. Às vezes um pedido de desculpas do outro resolve a questão.

E quem perdoa, esquece, no sentido de que ao relembrar da situação, não é mais acometida pelo sentimento ruim que antes emergia.

Por isso, se alguém diz: "Eu perdoei, mas não esqueço", na verdade não perdoou.

Uma pessoa que foi traída conjugalmente é afetada em sua autoestima. Ela se sente arrasada e diminuída, na idéia de que o parceiro preferiu a outra pessoa que não a ela.

Nesta situação poderá conter sentimentos como raiva, decepção, mágoa, tristeza, humilhação, ficando mais difícil de ser perdoada, já que, quem for perdoar, terá que conseguir dissolver toda essa carga diversa de sentimentos intensos.

Algumas pessoas preferirão a vingança, na tentativa de se sentirem "dando o trôco na mesma moeda".

Quando somos atacados, é da nossa natureza que sintamos que o outro, o que atacou, tenha sido mais poderoso.

Significa que quem foi atacado, foi agredido, ferido, humilhado, anulado.
E perdoar nesse caso, pode dar a idéia de que se está aceitando o que o outro fez, lhe deixando com o poder, e essa idéia atinge a nossa autoestima.

Essa é a visão que o nosso ego tem da situação.   
 
É por isso que o perdão é pregado como uma das maiores virtudes, pois dependendo da condição, a pessoa sozinha não consegue passar a limpo, resolver, esquecer.

A raiva pode chegar a ser tão grande, que a pessoa escolhe conscientemente não esquecer, afirmando que nunca perdoará.

Perdoar é difícil, pois geralmente ficamos o tempo todo inconformados.

É importante que aprendamos que a raiva não modifica as situações vividas, mas ao contrário, faz muito mal a quem a carrega. 


O melhor caminho sempre será o da elaboração dos processos, para nossa libertação e saúde.  

Rosangela Tavares



Nenhum comentário:

Postar um comentário