segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Como é estar apaixonado - explicando a Paixão


Podemos dizer que a paixão seja um encontro emocional entre duas pessoas.

É o momento onde ocorre uma grande identificação entre elas.

Mesmo inconscientemente, é como se as duas conseguissem captar uma na outra o mesmo nível de busca, desejo, de momento interno, de apreciação pela forma física da outra, pelo jeito do outro.

Nunca iremos nos apaixonar por alguém que seja muito diferente de nós. Em algum nível sempre haverá grande identificação.

Se fôssemos representar a paixão por uma imagem, talvez fosse como num desenho animado, em que os dois se olham, e um coração surge nos olhos de cada um, mesmo que isso leve algum tempo para acontecer.

Paixão é um encantamento.

E daí em diante a paixão passa a ser um exercício para elevar a autoestima um do outro, seja com a expressão do afeto em abraços e beijos, da admiração declarada, dos presentes. É uma troca mútua, como se fossem a mesma pessoa, correspondendo uma às expectativas da outra, perfeitamente.

Então, a paixão se dá pelo reconhecimento e afinidade.

No amor, semelhantes se atraem.

É como se, mesmo sem saber tudo sobre o outro, tivessem percebido o quanto são parecidos em níveis profundos.

E é por isso que a paixão é sentida como algo tão maravilhoso, o ápice do bem estar, pois ambos se sentem importantes, aceitos, desejados, e a frase “Eu não sei mais viver sem você” indica para o outro que ele é a pessoa mais fantástica do mundo.

Quem não se sentiria incrivelmente bem com tudo isso?

Pensar no outro a todo o momento passa a ser uma forma de lembrar o quanto está sendo bom e especial para alguém.

Estudos comprovam que na fase da paixão, que dura em média dois anos, substâncias e reações novas ocorrem nos cérebros, colaborando para a sensação de prazer.

Mas em algum momento este êxtase vai passar, e então se poderá avaliar os pontos fortes que realmente farão a diferença para se manterem no relacionamento.

Mas este é um outro tema...

Rosangela tavares





Nenhum comentário:

Postar um comentário