sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Por que enfrentar o problema é o caminho mais correto


Você já deve ter ouvido algo como: “Pare de fingir que está tudo bem, você sabe que não está”.

Frases assim sugerem situações onde alguém está negando uma realidade.

Negação é um dos mecanismos de defesa do nosso psicológico, entre muitos.

Algumas pessoas o usam sempre, sem perceber.

A negação basicamente nos ajuda a não entra em contato com algo dolorido, conflitivo, com o qual imaginamos que não saberemos lidar, que será terrível, que é melhor evitar. Ou seja, funciona para nos manter distantes do sofrimento.

Alguém pode, por exemplo, viver num relacionamento problemático, e mesmo cansado, fingir que está tudo bem, evitando inclusive qualquer tentativa de conversa sobre a relação, para não ter que admitir que seu processo com o outro já acabou, esvaziou, que não tem mais jeito.

Pessoas podem negar que são traídas, para não terem que enfrentar uma separação, não terem que se sentir rejeitadas, menosprezadas.

A negação, em casos mais graves, pode implicar em negligência (quando por exemplo uma mãe nega que o filho está sofrendo abuso). Ela finge que não vê, “dá um jeito” de não entrar em contato com essa verdade, tamanho o pavor de encará-la.

Negar nem sempre é a melhor saída, apenas adia se ter que resolver algum conflito, além de que, quem vive insatisfeito e aguentando sozinho um processo, pode adoecer. Isso sem considerar a energia gasta para reprimir a emoção real e intensa, que lá no fundo já existe, só está bloqueada.

Existe um ditado que diz: “A verdade é libertadora”, que eu considero muito coerente, já que enfrentar uma situação e resolvê-la pode ser um caminho bem mais curto para a liberdade e alívio, e certamente muito mais sensato do que manter-se num conflito difícil, dispendendo energia para não encará-lo, correndo o risco de adoecer e ter que arcar com consequências muito maiores, perda de tempo e oportunidade de mudar de vida, perdas irreversíveis.


A verdade é uma só, e ser realista pode ser saudável neste sentido.


Rosangela Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário