sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Desculpe o atraso!


O nosso jeito de nos comportarmos sempre mostrará como somos por dentro.

É comum encontrarmos pessoas que não conseguem manter uma vida organizada, parece que estão sempre correndo, perdidas, com seus quartos ou casas bagunçados, objetos sempre esquecidos, projetos atrasados, amigos à espera daquele retorno, e não conseguem sequer marcar aquele médico do qual estão precisando, se deixando descuidadas, sempre alvoroçadas.

Chega a parecer que, mesmo que se esforcem muito, não conseguem ajeitar sua vida.

Existem pessoas que mudam seus horários de trabalho para poderem não chegar mais atrasadas e o que acontece é que elas continuam atrasadas.

Estamos falando de pessoas desorganizadas internamente.

Por mais que tentem colocar as coisas em ordem no externo, no físico, elas não conseguem, podem até fazer um esforço, organizar tudo, mas logo a bagunça se reinstala.

E isto pode significar o quanto seus processos internos e suas emoções podem estar “fora do lugar”.

É muito interessante ver pacientes que iniciam a terapia e depois de um tempo sentem vontade de arrumar seu guarda-roupa, sua casa. É como se as coisas começassem a andar, indo para seus devidos lugares.

Pessoas internamente desorganizadas podem parecer sempre cansadas, acabam gastando uma quantidade enorme de energia extra, o que não aconteceria se tudo estivesse melhor disposto dentro delas.

E toda essa desarrumação refletirá infalivelmente em suas relações, com o trabalho, com os parceiros, os filhos, os planos de vida.

Não temos como saber onde esse desconcerto começou, ou por quê, mas o que importa é que uma pessoa que vive assim, dificilmente realizará coisas plenamente, planejadamente, porque a anarquia  é na verdade profunda.

Enquanto não perceberem que o desalinho é algo de dentro, tudo voltará a sair do controle.

De qualquer forma, só a terapia psicológica pode não resolver. Provavelmente se fará necessário aplicar exercícios comportamentais, treinamentos para a organização, fazendo um processo paralelo aos ajustes internos.

Você pode justificar sua desorganização pela correria do dia-a-dia, mas saiba que a rotina nos ajuda a nos organizar por dentro e por fora.

Quanto mais ajustados estivermos emocionalmente, menos ansiedade viveremos, e isto pode nos permitir realizar as atividades rotineiras com calma e ordem.


Rosangela Tavares







Nenhum comentário:

Postar um comentário