quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Aceitação


Você tem facilidade para aceitar?

Muitas vezes não nos damos conta do quanto precisamos exercer a aceitação.

Desde que acordamos precisamos aceitar o clima do tempo, aceitar que a roupa que gostaríamos de vestir está no varal, que não vamos ter tempo de sentar à mesa, que não poderemos dormir o quanto gostaríamos...

Aceitar é ficar emocionalmente de acordo com uma condição, mesmo se ela for contrária ao que esperamos.

Quanto mais facilidade tivermos para aceitar, menos sofreremos.

Algumas pessoas têm imensa dificuldade em aceitar as coisas, reclamam todos os dias do tipo de trabalho, do trânsito, do colega, da comida do restaurante, do frio, do calor.

Pessoas assim podem não ter se dado conta ainda, de que essa é uma forma de sofrimento, e que somente elas são responsáveis pelo lugar aonde estão. Elas são livres para procurar outro trabalho, outro horário para sair de casa, outro restaurante, outra vida.

Tem gente que não aceita que o tempo passou, que o namoro acabou, que o filho cresceu, que o dinheiro não deu.

Tem os que não aceitam que não podem ter o controle de tudo, vivem mal humorados, mas aceitam as doenças, passam o tempo sobrevivendo, tentando alcançar o que não podem, infelizes.

Viver bem é aprender a aceitar, aceitar que tudo muda o tempo todo, que nossos pais envelhecem na nossa frente, que o outro sempre será diferente de nós, que nós somos responsáveis por nós mesmos, e que no fundo somos sozinhos.

Tem gente que passa uma vida inteira olhando para trás, sem aceitar que a infância foi sofrida e limitante, que o primeiro namorado casou com outra, que não fez a faculdade que sonhava.

E não tem muito jeito, só conseguiremos ser mais felizes quando despertarmos, conhecermos o nosso nível de aceitação e exercitarmos nossa flexibilidade, provando aos poucos para nós mesmos, que somos capazes de aceitar mais, de levarmos as coisas de um jeito mais leve.


Só depende de nós nos colocarmos mais dispostos diante das coisas, darmos um basta, mudarmos o foco, passando a olhar para as coisas de um outro jeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário