quinta-feira, 3 de abril de 2014

Traição


Dizem que todo mundo já foi traído ou será um dia.  

O que você pensa sobre isso? 

Trair significa quebrar um contrato, um acordo feito, uma aliança. Sim, por isso os casais usam alianças, é um trato de amor e fidelidade.
Trai quem quebrar uma das regras estabelecidas pelo contrato. 

Sendo assim, a traição pode ocorrer entre amigos (quando se espera por exemplo, que o outro jamais comente aquele seu segredo com alguém), entre família (um irmão entregar o outro para os pais), entre sócios de uma empresa... e por aí vai.

Muitas vezes as regras nem são faladas, porque culturalmente elas já existem e ficam subentendidas, como é o caso da monogamia: quem casa só pode ter aquela única pessoa, que de alguma forma escolheu para isso. 

Mas por que os parceiros traem, se teoricamente se uniram a quem eles amam? 

A lista de motivos é infinita, os motivos são muito pessoais.
Existem pessoas que casam por aparência (precisam mostrar que tem uma família para se dar melhor numa posição profissional).
Existem os homens criados no machismo, que aprenderam que "homem mesmo é quem fica com muitas mulheres”, mas que a esposa é sagrada.
Existem os que traem por questões de autoestima (conseguir ficar com outras pessoas pode significar ser bom, ser amado, desejado).

A traição também pode acontecer por falta de amor, estar com o outro apenas por interesse, por pena, por conveniência.
Existem os casos em que as pessoas se casam por pressão das famílias, da religião. E tem os que se casam por medo de não encontrar outra pessoa e acabarem sozinhos. 

Quem trai pode ou não sentir-se culpado. Existe até a velha brincadeira, que diz que quando o parceiro começa a trazer presentes para casa é porque está traindo e está com a consciência pesada. Talvez essa brincadeira tenha mesmo um fundo de verdade. Mas também pode ser um caso onde a traição é usada como motivação, uma fuga quando o casamento se tornou insatisfatório, e o parceiro procurou alguém como novidade, ou para se sentir novamente desejado, apaixonado, assim fica mais leve e cômodo continuar com a relação desgastada, mas que precisa ser mantida em nome da família. 

Se a intenção de trair já representa uma traição, vai de cada um. Tem aqueles que tem vontade de trair, mas que não tem coragem, por medos.

E existem os casais de relacionamentos abertos, que estabelecem regras bem mais flexíveis do que as convencionais, alegando se permitirem serem mais livres, e nesse caso a traição segue os parâmetros desse acordo. 

De qualquer forma, o melhor a ser feito ainda é pensar bem antes da decisão do compromisso sério, e uma vez decidido, apostar no diálogo, na empatia e no amor, para que ninguém sofra consequências desnecessárias, se sentindo preso, infeliz... traído.

2 comentários:

  1. traição é um tema muito abrangente. porque se você perguntar nas ruas quem já traiu ou foi, vai ter várias respostas, Bom tema para se discutir, que não é o meu caso.kkkk abç

    ResponderExcluir