terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

A Dor do Ciúme

Quando escolhi o tema "Ciúmes" para escrever, o fiz pensando no quanto é um sentimento intrigante, sofrido, chegando a ser mesmo avassalador. 
Então, segue abaixo um pouquinho sobre este tema que considero tão interessante, do ponto de vista analítico.

Ciúmes - 

Muita gente sofre de ciúmes. E a explicação popular é "ciúme é insegurança", e ponto. E as pessoas muito ciumentas, além de sofrerem, ainda são de certa forma pressionadas e criticadas, rotuladas de loucas e desequilibradas.
O ciúme, ainda mais quando descontrolado, é um sentimento sofrido, doloroso, avassalador. Pessoas impulsivamente matam (e se matam) por ciúmes, tamanha a força da emoção.
O ciúme é composto por raiva + medo. E é um sentimento até natural. Os bebês sentem ciúmes. Mas existem casos mais complicados.
No fundo a pessoa que sofre disso é vítima, ela é acometida por essa emoção desenfreada e negativa. Se ela pudesse escolher, escolheria não sentir, mas não consegue.
Mas por quê?
O que as pessoas muitas vezes não sabem, é que o ciúme tem a ver com sentimentos profundos de rejeição, medo, tristeza.
Uma pessoa ciumenta pode reagir assim devido a traumas na infância, por exemplo, quando a mãe teve que trocar os cuidados, o colo, o seio pelo irmão mais novo que nasceu. Essa vivência pode ter deixado marcas terríveis no inconsciente da pessoa, e ela nem se dá conta disso. E a mensagem inconsciente que a pessoa carrega nos seus relacionamentos, é "você vai me deixar por causa de outro, eu sei". Esse é só um exemplo de caso.
O ciumento sofre na fantasia, ele tem certeza de que o outro está fazendo alguma coisa, por isso mexe nos objetos pessoais do parceiro, sempre com a sensação de que vai encontrar uma prova de que está sendo traído, trocado. A emoção antiga e inconsciente fica fazendo sentido no comportamento da pessoa e ela não percebe, pois é profundo demais.
E podem existir outras mil situações vividas, em diversos níveis, menos ou mais traumáticas, que deixaram na pessoa a crença inconsciente de que ela será trocada, será deixada de lado, será desprezada em troca de outra, deixando inclusive o sentimento de que ela não tem valor. Pessoas com problemas de autoestima também tendem a se sentir assim. Na adolescência, nos primeiros relacionamentos costuma existir muito ciúme, talvez por causa da personalidade insegura, ainda não formada. São muitos os elementos internos de cada pessoa.
E o ciúme vale para relacionamentos entre irmãos, amigos, não importa. A fantasia é sempre a mesma: serei deixado, não sou importante.
Temos que tomar cuidado quando julgamos, rotulamos. Uma pessoa ciumenta sofre sem querer, sem ao menos se dar conta de que a situação atual não tem a ver com o que já viveu. Só com um tratamento emocional ela poderá limpar e desvincular as situações.
_________________________________________________________________
Gostou do texto? Se identificou? Deixe seu comentário aqui embaixo!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário